Dicas sobre a rotina diária do Ayurveda

Por Henrique Bertini


O caminho para melhorar a vitalidade é igualmente único. Sua jornada será diferente de qualquer outra, porque você é, de fato, diferente de qualquer outra pessoa. Siga seu coração. Confie no seu intestino.


O Ayurveda considera a rotina sazonal uma importante ponto de equilíbrio da saúde durante todos os ciclos do ano.

Balancear a natureza com o clima local, através da escolha de um estilo de vida que compense o potencial de mudanças sazonais, é uma das maneiras mais simples de proteger seu bem-estar.



A tradição da rotina diária - Dinachariya - é uma das ferramentas ayurvédicas mais poderosas para melhorar a saúde geral e o bem-estar. Mesmo que você seja novo no Ayurveda, não demorará muito para ouvir algo sobre a importância de fazer uma série de coisas - como comer, dormir e trabalhar - aproximadamente nos mesmos horários todos os dias.



Uma rotina diária convida saúde, vitalidade e uma sensação de clareza para a sua vida.


A adoção de uma rotina diária adequada é, sem dúvida, uma das coisas mais sólidas e nutritivas que você pode fazer por si mesmo, e embora o conceito de ter uma rotina diária seja o cerne de um estilo de vida ayurvédico, nenhuma receita é igual para todos. O modelo geral pode e deve ser adaptado para atender às necessidades da sua constituição e do seu estado de equilíbrio atual. E isso que incrível, porque a rotina diária certa pode melhorar drasticamente sua vida.


A rotina diária é organizados pelos dosha (s) que necessitam ser pacificados. Porque o espírito de uma rotina diária é apoiar o seu sistema no retorno ao equilíbrio. Por isso, é importante conhecer a sua constituição natal e atual para preparar sua rotina de acordo. Mas aqui, sugerimos 4 dicas que são ótimas para todos os doshas.


4 sugestões para seu dia a dia


Como você pode imaginar, assumir muitos compromissos tende a causar mais estresse do que alivio, por isso é importante ser realista sobre como montar a sua rotina Ayurvédica. Uma boa estratégia pode ser adicionar uma ação de cada vez e se sentir verdadeiramente inspirada(o) a persistir. Se você tende a se esforçar demais ou a ser ambiciosa(o) demais, comece aos poucos e a medida que se sentir mais preparado(o), adicione outras ações.



1 - Acorde bem cedo.

Nossa sugestão é antes do sol nascer.


Os textos clássicos recomendam que nos levantemos em Brahma muhurta (hora de Brahma) é o período (muhurta) de uma hora e meia antes do nascer do sol, ou mais precisamente 1 hora e 36 minutos antes do sol nascer. Esta é uma hora vata do dia; a atmosfera é infundida com leveza e clareza, o que nos ajuda a despertar mais facilmente. Esta hora do dia é considerada a mais propícia para a criação de uma conexão com nossa natureza e consciência mais profundas. Acordar durante este período específico não é necessário para crianças, idosos ou para quem está doente, grávida, ou amamentando. Independentemente do horário que for melhor para você, sua rotina diária será mais benéfica se você acordar em um horário consistente todos os dias.


2- Raspe a lingua


Essa prática simples de higiene remove bactérias e toxinas que se acumularam na língua durante a noite. Também serve para estimular e limpar o trato digestivo e os órgãos vitais. Portanto, embora a raspagem da língua seja considerada um elemento importante da higiene oral diária, ela também auxilia na desintoxicação natural do organismo em geral. Outro benefício de raspar a língua é que nos permite notar a saburra em nossas línguas todas as manhãs e começar a ver como nossas escolhas alimentares e hábitos de vida influenciam nossa saúde geral de um dia para o outro. Quando terminar, enxágue com água limpa e cuspa.


3 - Beba água morna



Beber um copo de água morna, limpa e desperta o trato digestivo, hidrata os tecidos e promove o peristaltismo - que pode estimular a evacuação, mesmo quando há tendência à lentidão ou constipação. É melhor beber água somente após a boca - escovação e gargarejo - e a língua terem sido limpas - raspagem- para não engolir as bactérias e toxinas que se acumularam na boca durante a noite.



4- Abhyanga (massagem ayurvédica com óleo)


Esta prática milenar de automassagem com óleo acalma o sistema nervoso, lubrifica e rejuvenesce os tecidos e promove uma circulação saudável por todo o corpo. Não é por acaso que a palavra sânscrita para óleo, sneha, também significa amor. Abhyanga é uma prática profunda de rejuvenescimento e autocuidado amoroso que beneficia tanto o corpo físico quanto os reinos mais sutis da consciência. Todas as manhãs, antes do banho ou ducha, massageie cerca de 1/4 de xícara de óleo morno de gergelim na pele.