O que é Ayurveda?
Por Henrique Bertini
A palavra "Ayurveda" é derivada de duas palavras em sânscrito, "ayuh" que significa "vida" ou "longevidade" e "veda" que significa "ciência" ou "conhecimento sagrado". A definição do Ayurveda, portanto, pode ser traduzida aproximadamente como "a ciência da longevidade" ou "o conhecimento sagrado da vida".
Acredita-se que o Ayurveda seja o mais antigo sistema médico completo sobrevivente no mundo. Há muita especulação a respeito das suas origens, que podem recuar até 3000 anos ou mais. Na realidade o Ayurveda é muito mais do que um sistema de medicina; ele abarca a ciência médica, a filosofia, a psicologia, alquimia e o entendimento espiritual, bem como a astrologia e a astronomia.

Boa parte do conhecido e literatura foi preservada pelos monges budistas e fornece evidências de que o Ayurveda evoluiu a partir da profunda sabedoria de profetas ou videntes espiritualmente iluminados, os rishis, que viviam na região mais distante do Himalaia, no norte da Índia. O conhecimento era transmitido oralmente de mestre para discípulo e foi, com o tempo, registrado, no idioma Sânscrito, em um conjunto de versos conhecido como Vedas. Esses textos condensaram o conhecimento histórico, religioso, filosófico e médico da época, formando os alicerces da cultura e da religião indianas, particularmente do hinduísmo, do qual se originou e se diversificou toda a cultura indiana.
Entre os seus recursos estão orientação quanto ao estilo de vida, a fitoterapia, a nutrição, a desintoxicação, a massagem e outros tipos de trabalho com o corpo, além de práticas espirituais. Ele se baseia no conhecimento e no entendimento acumulado ao longo de milênios e, no entanto, é extremamente atualizado e oferece um tratamento prático e eficaz para muitos distúrbios modernos que afetam tanto a mente quanto corpo.
Os Cinco Elementos - Panchamahabhutas
O Ayurveda reconhece cinco elementos como os blocos de construção fundamentais da natureza:
Terra
Água
Fogo
Ar
Ether (espaço)
Cada substância contém todos os cinco desses elementos. Dito isso, em uma determinada substância, um ou dois elementos são tipicamente predominantes sobre os outros.
As vinte qualidades - Gunas
O Ayurveda também identifica vinte qualidades (gunas) que podem ser usadas para descrever cada substância ou experiência. Essas qualidades são organizadas nos seguintes dez pares de opostos:

As gunas são essenciais para a compreensão do princípio ayurvédico de que as características semelhantes aumentam umas as outras e os opostos se equilibram. Por exemplo, uma pessoa de natureza particularmente fria, vivendo em um clima frio, no meio do inverno, provavelmente experimentará um agravamento da qualidade do frio. O antídoto? Calor - na forma de alimentos aquecidos, bebidas quentes, temperos aquecedores, banhos relaxantes, roupas aconchegantes e quentes e, se possível, uma abundância de experiências que tragam a sensação de aquecimento.
Os Doshas e seu biotipo
Então, chegamos aos famosos três doshas (assinatura energética individual): vata, pitta e kapha. Os doshas, ou alguma combinação deles, podem ser identificados em várias estações, climas, paisagens, atividades, plantas e animais. Cada um deles incorpora uma combinação de elementos e qualidades para criar uma entidade funcional - uma força energética da natureza. Todos os três doshas estão presentes em todos nós, mas a proporção entre eles varia muito de uma pessoa para outra. Vamos falar sobre isso já já , mas primeiro, aqui está uma visão geral da natureza essencial de cada dosha.



Cada um de nós tem uma combinação desses três doshas em nossos corpos. Contudo, é mais comum encontramos a combinação de dois doshas que prevalecem. Ex: uma pessoa Vata/Pitta ou kapha/Vata, etc. Há uma combinação de doshas com os quais nascemos, chamada de constituição natal ou prakriti - em sânscrito. Também temos um estado de equilíbrio (vikriti) que representa os doshas que são elevados em nosso corpo em um determinado momento. Se os doshas se acumulam além dos limites saudáveis (aqueles determinados pela própria constituição), eles podem causar desequilíbrios em nossa saúde e levar a manifestação de doenças.
O próximo passo agora é você conhecer a sua constituição e saber como administrar esse equilíbrio tão importante para a manutenção da sua saúde. Se vc quiser saber mais clique aqui.