Sugestões para gerenciar o estresse

Por Henrique Bertini


O estresse está desempenhando um papel maior em sua vida do que você gostaria? Para a maioria de nós, a resposta a essa pergunta é um sonoro SIM! O estresse é um elemento bastante universal da experiência humana moderna e, embora algum estresse seja apropriado, até mesmo produtivo, agora sabemos que muito estresse pode ser bastante prejudicial e pode comprometer nossa saúde física, mental e emocionalmente. O Ayurveda oferece uma bela perspectiva sobre o gerenciamento do estresse, mas para melhor entendê-la, primeiro exploraremos as consequências potenciais do excesso de estresse e estabeleceremos uma compreensão contextual da resposta humana ao estresse.



As consequências do excesso de estresse

Quando estamos sofrendo de estresse excessivo, muitos sistemas do corpo podem ser afetados negativamente: o sistema digestivo e a função metabólica (incluindo desequilíbrios no peso corporal), o sistema cardiovascular, o sistema musculoesquelético, o sistema nervoso, o sistema reprodutivo e o sistema imunológico system.1 O excesso de estresse também pode afetar nossos estados mentais e emocionais, nossos relacionamentos, bem como a saúde de nossos ossos (e tecidos relacionados, como dentes, cabelos e unhas). O estresse tende a nos desgastar em um nível sistêmico; portanto, embora seja um fator que contribui para uma variedade de doenças, sua influência é facilmente esquecida. O resultado final é que, se você sabe que está estressado (mesmo ocasionalmente), há uma boa chance de que alguns ajustes de suporte possam beneficiá-lo imensamente.



A mecânica do estresse

A resposta humana ao estresse é uma adaptação evolutiva que nos ajudou a lidarmos com momentos de crise ao longo dos tempos. Ocorre em resposta ao perigo em qualquer forma - seja um desastre natural, guerra, perda emocional devastadora ou um encontro com um predador poderoso. Diante de uma ameaça percebida, o sistema nervoso simpático inunda o corpo com hormônios do estresse (o cortisol é o principal jogador) e inicia uma cascata complexa de eventos conhecida como "resposta de luta ou fuga". Os hormônios podem viajar para qualquer lugar no nosso corpo, então os efeitos do cortisol são sentidos virtualmente em todo o corpo. O cortisol realoca os recursos do corpo; ele disponibiliza mais energia para o cérebro e grandes grupos de músculos para acelerar a velocidade e os tempos de resposta, mas simultaneamente diminui a produção de urina, inibe a inflamação, retarda a capacidade digestiva e sufoca a resposta imunológica. Essas mudanças fisiológicas têm o objetivo de nos ajudar a navegar (e, com sorte, sobreviver) à crise em questão. Verdade seja dita, esse sistema é muito eficiente, desde que a crise seja seguida por um período de descanso e recuperação, o que geralmente não tem acontecido nas últimas décadas.


As circunstâncias de nossas vidas mudaram rapidamente em um período muito curto de tempo (falando em termos evolutivos). Nossos estressores se transformaram e se multiplicaram; eles estão em toda parte, todos os dias: uma manhã agitada, educar as crianças, trânsito louco no caminho para o trabalho, um chefe irado, prazos inalcançáveis, longas horas de jornada, contas se acumulando, só para citar alguns gatilhos.


É importante observar que os hormônios do estresse não podem ser desligados; muito depois de um evento estressante acabar, os hormônios liberados, ainda permanecem em nossos sistemas. O estresse crônico, portanto, tende a manter nossos tecidos banhados em hormônios do estresse quase continuamente, o que nos torna hiper-vigilantes e cada vez mais propensos a desencadear a luta. Resposta ou fuga novamente - mesmo quando confrontado com estressores menores. Isso pode rapidamente se tornar um ciclo viciosamente. Ao mesmo tempo, muitos de nós estamos mais "conectados" (pense nas redes sociais) e mais solitários do que jamais estivemos. Então, tudo isso está acontecendo à medida que nosso senso básico de comunidade está mudando, o que tem o potencial de sensibilizar ainda mais o sistema nervoso simpático. O estresse crônico coloca nosso corpo em uma situação muito difícil. Por um lado, nossa fisiologia está à mercê de uma enxurrada interminável de estressores, com muito poucas chances de se recuperar. Isso coloca nossos sistemas em alerta máximo e realmente nos torna mais suscetíveis ao estresse. Por enquanto, vamos tentar entender as implicações mais amplas de nossa relação moderna com o estresse, de acordo com o Ayurveda.


Voltar ao equilibrio


Se o semelhante aumenta o semelhante e as qualidades opostas se equilibram e a resposta ao estresse é inequivocamente redutora, leve e catabólica por natureza, então o antídoto para o excesso de estresse é oferecer aos nossos sistemas uma abundância de todas as qualidades edificantes e nutritivas - por meio de nossas dietas, nosso estilo de vida, nossas práticas, nossos relacionamentos - basicamente, em qualquer lugar onde possamos obtê-los. Isso significa acolher influências que são pesadas, aterradoras, lentas, untuosas, nutritivas, suaves e estabilizadoras, enquanto fazemos o nosso melhor para minimizar a influência de seus opostos. Em sua essência, a abordagem ayurvédica para equilibrar o excesso de estresse é realmente simples. Nos parágrafos a seguir, você encontrará cinco etapas simples para mitigar os efeitos do excesso de estresse em sua vida.


Marcha lenta


Um dos primeiros passos mais importantes para equilibrar o estresse é desacelerar. No entanto, quando estamos acostumados a viver uma vida agitada, desacelerar pode parecer totalmente impossível. Não é. Para muitos de nós, porém, isso pode ser muito desafiador - e muitas vezes assustador. Para aqueles que conseguem reunir a coragem para começar a convidar uma forma mais lenta e equilibrada de ser em nossa rotina diária - um passo suave de cada vez - as recompensas muitas vezes são sentidas imediatamente. Então, com o tempo, as mudanças positivas reforçam nossas intenções e podem nos encorajar a desacelerar um pouco mais, e depois um pouco mais e mais tarde ainda mais. Mas como começar? Esse é a pergunta mais importante. Uma das melhores maneiras de diminuir o ritmo de nossa vida é dedicando um tempo ao auto cuidado: reservar um tempo todos os dias para ficar quieto e imerso na auto nutrição. É tão importante, na verdade, que é o próximo passo para voltar ao equilíbrio.


Deixe fluir


O autocuidado comprometido pode ser uma bela parte do processo de cura e uma oportunidade significativa de praticar o amor-próprio. A cada dia, independentemente do que mais possa estar acontecendo em sua vida, uma prática devotada de autocuidado reafirma um profundo compromisso com o Eu, com o bem-estar e com uma saúde vibrante. Optar por priorizar coisas como, descanso adequado e outras práticas nutritivas pode nos ajudar a permanecer centrados enquanto navegamos pela turbulência do mundo ao nosso redor. Na verdade, existem inúmeras maneiras de nos nutrir e cuidar de nós mesmos. Aqueles que transmitem uma sensação de aterramento, relaxamento, calor, untuosidade e estabilidade serão os melhores para equilibrar o excesso de estresse, mas é importante que você siga sua intuição; você se conhece melhor. Abaixo, descrevemos uma série de possibilidades diferentes. A lista não é, de forma alguma, completa, mas se destina a fornecer uma série de opções para despertar o interesse de diversos indivíduos. Confie no que mais lhe agrada. E lembre-se, geralmente é melhor escolher apenas uma ou duas novas práticas para começar. Você sempre pode adicionar mais conforme e quando se sentir inspirada(o) para fazer isso.


1 - Faça Abhyanga (massagem ayurvédica com óleo)


Esta prática milenar de auto massagem com óleo acalma o sistema nervoso, lubrifica e rejuvenesce os tecidos e promove uma circulação saudável por todo o corpo. Não é por acaso que a palavra sânscrita para óleo, sneha, também significa amor. Abhyanga é uma prática profunda de rejuvenescimento e autocuidado amoroso que beneficia tanto o corpo físico quanto os reinos mais sutis da consciência. Além disso, o próprio óleo forma uma camada protetora ao redor do corpo que pode ajudar a proteger o sistema nervoso contra o estresse. Todas as manhãs, antes de um banho, massageie cerca de 1/4 de xícara de óleo de gergelim morno na pele. Para obter mais instruções sobre esta técnica de rejuvenescimento e para obter apoio na escolha do melhor óleo para sua constituição e estado de equilíbrio atual, consulte nosso recurso sobre automassagem ayurvédica.


2- Massageie os pés antes de dormir

Antes de dormir, aplique um pouco de óleo morno nos pés. Se preferir, use óleo de gergelim puro ou óleo de coco. Essa prática sustenta a energia, acalma o sistema nervoso, reduz o estresse, acalma a mente e promove um sono profundo. Lembre-se de que o sono é uma das vias de rejuvenescimento mais essenciais do corpo. Certifique-se de usar meias velhas para dormir para proteger os lençóis de manchas.


3- Contato com a natureza

Expor nosso sistema nervoso com frequência ao mundo natural - às suas imagens, sons, cheiros, texturas e ritmos - é o suficiente para ativar a capacidade de “descansar e digerir” do sistema nervoso parassimpático, que governa os períodos de relaxamento.


Faça uma caminhada suave, sente-se perto de um riacho, admire uma vista deslumbrante ou simplesmente entregue seu corpo à superfície da terra por um tempo (se o tempo permitir). Se a ideia de reservar um tempo para se conectar com a natureza fala com você, provavelmente vale a pena seguir essa prática.


4- Estimule as relações baseadas em afeto

Encontre sempre que possível refúgio em uma boa risada, uma conexão amorosa, um abraço reconfortante, um ouvido solidário e outros sinais encorajadores de que somos, de fato, apoiados. Se você tem amigos incríveis, parentes próximos ou pessoas queridas, animais de estimação que podem cuidar de você dessa maneira, considere reservar algum tempo para uma conexão significativa com a sua "turma".


5- Comprometa-se com uma rotina diária

O Ayurveda recomenda uma rotina diária para todos, mas é particularmente essencial quando estamos tentando equilibrar o excesso de estresse. Nossa fisiologia é muito adaptada - e apoiada por - algum senso de regularidade. Na verdade, é incrível como alguns ajustes na sua rotina podem ser impactantes. Pense sobre o mundo natural e como as rotinas prevalecem; a maioria das plantas e animais está profundamente sintonizada com os ciclos do dia e da noite, as estações do ano e outros padrões que dirigem a comunidade mais ampla da vida. Em contraste, a experiência humana parece cada vez mais desconectada desses ritmos naturais. Adotar até mesmo um modesto senso de rotina dá ao nosso sistema nervoso uma série de pontos de referência reconfortantes e tranquilizadores ao longo de cada dia. Essas ações diárias coordenadas, enviam uma mensagem aos tecidos profundos do corpo de que tudo está bem, de que podemos ficar à vontade. Com o tempo, um contexto de previsibilidade e segurança permite que o sistema nervoso relaxe e um profundo processo de rejuvenescimento possa começar. Existem alguns primeiros passos muito simples para estabelecer uma rotina diária - coisas como acordar, fazer as refeições, ir para a cama aproximadamente nos mesmos horários todos os dias e, se possível, manter um horário de trabalho ou atividades consistente. Essas etapas podem ter um efeito profundo no sistema nervoso. Incluir práticas de autocuidado ou atenção plena em sua rotina diária fornecerá um nível de suporte ainda mais profundo. Se você se sentir atraído pela ideia de uma rotina diária ayurvédica, por favor, considere uma consulta com nossa equipe que irá explora esse conceito em profundidade e oferece recomendações personalizadas para diferentes constituições e desequilíbrios.



Ouvir a si mesmo à medida que se envolve nesse processo é tão importante quanto cada uma das etapas acima. É muito mais provável que uma abordagem lenta, simples e gradual da mudança seja mais favorável do que uma tentativa exagerada de atingir a perfeição. Lembre-se de que a resposta ao estresse inunda nossos corpos com qualidades ativadoras e energizantes que são leves, nítidas, quentes, secas, móveis e sutis por natureza. O equilíbrio é, portanto, apoiado por qualidades mais calmas e estimulantes que são naturalmente pesadas (ou aterradoras), lentas, frias, oleosas e estabilizadoras. Seu processo de abraçar a mudança também deve ser nutritivo e estabilizador. Vá devagar. Seja intencional. E mais do que qualquer outra coisa, ouça o seu conhecimento interior mais profundo, respeitando onde você está a cada momento ao longo do caminho. Esperamos poder continuar a apoiá-lo em sua jornada em direção a uma vida de equilíbrio e saúde vibrante.