A SAÚDE DEPENDE DA FELICIDADE 

SIGNIFICADO 

Acredita-se que o Ayurveda seja o mais antigo sistema médico completo sobrevivente no mundo. Há muita especulação a respeito das suas origens, que podem recuar até 3000 anos ou mais. Na realidade o Ayurveda é muito mais do que um sistema de medicina; ele abarca a ciência médica, a filosofia, a psicologia, alquimia e o entendimento espiritual, bem como a astrologia e a astronomia. 

Boa parte do conhecido e literatura foi preservada pelos monges budistas e fornece evidências de que o Ayurveda evoluiu a partir da profunda sabedoria de profetas ou videntes espiritualmente iluminados, os rishis, que viviam na região mais distante do Himalaia, no norte da Índia. O conhecimento era transmitido oralmente de mestre para discípulo e foi, com o tempo, registrado, no idioma Sânscrito, em um conjunto de versos conhecido como Vedas. Esses textos condensaram o conhecimento histórico, religioso, filosófico e médico da época, formando os alicerces da cultura e da religião indianas, particularmente do hinduísmo, do qual se originou e se diversificou toda a cultura indiana.

Entre os seus recursos estão orientação quanto ao estilo de vida, a fitoterapia, a nutrição, a desintoxicação, a massagem e outros tipos de trabalho com o corpo, além de práticas espirituais. Ele se baseia no conhecimento e no entendimento acumulado ao longo de milênios e, no entanto, é extremamente atualizado e oferece um tratamento prático e eficaz para muitos distúrbios modernos que afetam tanto a mente quanto corpo.

Ayur = vida + veda = conhecimento 

© criado por Gabinete de Ayurveda - Fotos >Henrique Bertini